O Projeto Institucional de Artes Cênicas da Univille é um projeto da Área de Extensão Universitária e abrange a Cia de Teatro da Univille e a Cia de Teatro do Colégio Univille, núcleos formados por estudantes e acadêmicas(os) que exercitam o fazer teatral junto à comunidade, sob coordenação artística e pedagógica da Prof.ª Angela Finardi.
Objetivos
Pesquisar o fazer teatral e estender à comunidade os espetáculos oriundos desta pesquisa centrada no trabalho de ator/atriz e que explora as várias possibilidades estéticas e poéticas.
Propiciar o acesso de atores/atrizes e do público ao teatro como forma de exercício de autoconhecimento, do livre pensar, do respeito à diversidade cultural, do enriquecimento das várias formas de expressão e da cidadania;
Criar espetáculos de excelência artística que contribuam para a reflexão acerca da arte e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade;
Representar a UNIVILLE em festivais, feiras, mostras de teatro e outras atividades culturais situando-a como polo de difusão artística e cultural para a comunidade de Joinville e região;
Efetivar parcerias com programas e projetos de arte e educação tanto no âmbito da própria universidade quanto de outras entidades afins, tendo em vista o desenvolvimento cultural de Joinville e região.
História
A Univille possui na sua história uma longa trajetória de produção teatral. Na década de 80, Jairo Maciel dirigiu o grupo Teatro Expressão Universitária, o TEU. Borges de Garuva e Silvestre Ferreira realizaram montagens memoráveis, como Tupac Amaru, Sahi dos Sonhos e Mais que Deu, Deu. Lucas David dirigiu Se Chovesse Vocês Estragavam Todos. Silvestre Ferreira coordenou por vários anos o Programa de Artes Cênicas na instituição. Em 1998, Nando Moraes e Angela Finardi assumiram a coordenação do Programa e a preparação corporal e vocal dos atores da Cia de Teatro, respectivamente. Em paralelo às montagens realizadas pela Companhia da Univille, deu-se a criação da Companhia de Teatro do Colégio Univille. Ambas integravam o Programa Institucional e desenvolveram um importante papel de formação de atores, atrizes e técnicos e também de público, já que mantinham os espetáculos em cartaz.
No teatro universitário, Nando Moraes e Ângela Finardi foram responsáveis pela produção de espetáculos que marcaram a vida cultural da cidade de Joinville, como A Casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, Zoo History,de Edward Albee e O Defunto de Rene de Obaldia.
Com a saída de Nando Moraes, Ângela Finardi, que dirigia os espetáculos da Companhia de Teatro do Colégio Univille, passou a assinar também a direção dos espetáculos da Companhia de Teatro da Univille. O Quadro das Maravilhas, de Jaques Prevert e O Doente Imaginário, de Moliére, foram suas primeiras direções no teatro universitário. O Quadro das Maravilhas participou do 38º FENATA – Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa com olhar crítico bastante favorável ao trabalho desenvolvido e O Doente Imaginário permaneceu quatro anos em cartaz, tendo realizado ampla temporada e circulação.
De 2008 à 2021 Silvestre Ferreira e Angela Finardi coordenaram o Programa juntos. Em 2022, além da saída do Prof. Silvestre Ferreira, que se aposentou, o Programa Institucional de Artes Cênicas tornou-se Projeto Institucional de Artes Cênicas, muito embora a nomenclatura não tenha alterado as práticas e metodologias consistentes trabalhadas ao longo da história do Programa, que tem como uma das funções principais manter um espaço teatral no campus e revelar novos atores para o desenvolvimento do teatro local. Muitos fazedores do teatro Joinvilense passaram pelo Programa Institucional de Artes Cênicas. No sexto episódio da série “Cia de Teatro do Colégio UNIVILLE: 20 Anos em Cartaz” , disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Um3_VRb-tcA&list=PLyOdxAZtboLXT8pPuvwBX1QgJGAW_3DOM&index=7, o ator Vinícius da Cunha da Cia Rústico Teatral relata esta experiência:
[…]”guardo com muito carinho as lembranças da participação na Cia de Teatro de Repertório da Univille e no espetáculo desta Cia de Teatro do Colégio da Univille. Ambas as CIA’s desempenham um papel importantíssimo na formação de atores e atrizes, são incubadoras de artistas na cidade. Muitos atores de CIA’s do estado e de Joinville passaram por essas duas CIA’s”[…].
Em 2020 e durante o primeiro semestre de 2021 – o período crítico da Pandemia de COVID-19 – o Programa Institucional de Artes Cênicas manteve os encontros de forma remota, e realizou o projeto Doses de Poesia, além da exibição em vídeo de espetáculos do acervo da Companhia com debate posterior, no canal de Youtube da Cia e no UNIVILLE Play. No segundo semestre de 2021 o Projeto Dramaturgias – Leituras em Cena colocou em cena os textos Em Alto Mar, de Slamovir Mrozec e Os Gerentes, da Samir Yasbek. Estas duas leituras dramáticas e o espetáculo Cadê – da Cia de Teatro do Colégio Univille marcaram o retorno das atividades presenciais.
No ano de 2022, os espetáculos infantojuvenis Angélica, da Cia de Teatro do Colégio e O Enigma de Cid, da Cia de Teatro da Univille permaneceram em cartaz o ano todo. O Enigma de Cid está em temporada até novembro de 2023.
As atividades teatrais na UNIVILLE entre 1999 e 2022 alcançaram um público bastante expressivo, estimado em mais de 80.000 pessoas.
Cia de Teatro da Univille
A Cia de Teatro da Univille integra o Projeto Institucional de Artes Cênicas, ligado à Área de Extensão Universitária. Participam da Companhia estudantes dos mais diversos cursos de graduação e pós-graduação da universidade e pessoas da comunidade que passam por processo seletivo. Nos últimos 24 anos a companhia montou e manteve em cartaz 34 peças teatrais, tendo participado de importantes festivais a nível nacional, como o Festival Universitário de Blumenau, o Festival de Teatro de Curitiba e o FENATA, de Ponta Grossa.
Cia de Teatro Colégio Univille
A Companhia de Teatro do Colégio Univille integra o Projeto Institucional de Artes Cênicas, junto da Cia de Teatro da Univille. Nasceu em março de 1999, com direção da Profª. Ângela Finardi.
Além de uma atividade extracurricular que trabalha os aspectos expressivos, afetivos, artísticos e sociais característicos da arte do Teatro, a Cia de Teatro do Colégio é considerada uma atividade de Extensão Júnior, pois realiza montagens teatrais que permanecem em temporada na Sala de Teatro Antonin Artaud para outras escolas e para a comunidade em geral.
Para participar da Cia de Teatro do Colégio Univille, as/os estudantes precisam ter feito aulas de Jogos Teatrais no Colégio Univille por pelo menos um ano e participar de um processo seletivo. Isso porque a participação em uma montagem de espetáculo implica em assumir o compromisso de permanecer na companhia por dois anos – o primeiro dedicado à montagem e o segundo destinado às apresentações. Dessa forma, os participantes têm a verdadeira experiência do teatro, ou seja, a convivência por longo período de um grupo de teatro e a possibilidade de estarem se apresentando sempre para um público distinto. As aulas de Jogos Teatrais continuam para os integrantes da Cia, mas ao longo do processo de montagem e temporada de apresentações. Nelas, os estudantes praticam atividades de expressão corporal e vocal, cujos principais objetivos são desenvolver a capacidade de concentração e expressar emoções; jogos dramáticos e improvisações. Dentre as habilidades desenvolvidas pelos jogos dramáticos e improvisações, destacam-se, o conhecimento de si e do outro, a criatividade e a livre expressão.
Nos últimos 24 anos a Companhia de Teatro do Colégio Univille montou diversas peças teatrais, que permaneceram em cartaz, estreitando cada vez mais os laços entre a arte e a educação junto à comunidade.